Começar uma empresa e tornar o sonho do próprio negócio é algo que muitas pessoas vem acalentando com o passar do tempo. Contudo, é de extrema importância entender que para tudo há um processo. E para que esse sonho seja realizado de forma efetiva, devemos prestar atenção no que é mais importante para o crescimento ou nascimento de um negócio duradouro. Ou ainda, qual é a melhor forma de empreender nos dias de hoje.
Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o tema? Então, vem com a gente! Aqui você terá o auxílio necessário para alavancar os seus negócios ou ter uma ideia de como empreender. Confira!
Como posso começar a empreender de forma segura?
Empreender é uma experiência que muda a vida de um indivíduo. Contudo, para ser feita da melhor forma, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Assim, a sua segurança e segurança do seu investimento de tempo e dinheiro serão preservados. Alguns itens para jamais deixar de fora caso queira empreender de forma segura são, por exemplo:
Antes de começar a empreender, tenha suas ideias e objetivos bem definidos
Apesar de muito empolgante, a ideia de empreender deve ser bem calculada antes de iniciar as atividades. Afinal de contas, são mais responsabilidades e itens para manter sob controle do que imaginamos. Logo, o que é mais importante, de início, é saber qual é o seu nicho de atuação você escolherá e o que venderá, se produtos, serviços ou ambos. Ter esses dados bem consolidados é um grande diferencial para a sua atuação.
É interessante, também, observar as condutas de vendas, o que é abordado e estratégias de empresas que trabalham no mesmo nicho e já estão mais consolidadas. Ou ainda, empresas que admire mas não sejam necessariamente do mesmo nicho que a sua.
Empreender é, em sua essência, atender as necessidades do seu cliente com o seu produto ou serviço. Por isso, é de suma importância pesquisar a demanda para o seu nicho, juntamente com a definição do mesmo. Imagine só escolher todo um processo para o seu novo empreendimento e no início da execução do projeto, ver que não há demanda para o seu produto ou serviço?
Estude, também, antes de iniciar o seu negócio, qual é a sua persona
Tão importante quanto saber em qual nicho atuar, é saber para quem vender e quais são as pessoas e perfil de pessoas que se interessam pelo seu trabalho. Portanto, a melhor maneira de descobrir a sua persona, ou seja, o seu público-alvo, é sabendo quais são os problemas que a sua empresa resolve. Com isso, conseguirá traçar com maior clareza o perfil de consumidor.
Esses dados trarão mais segurança na hora de forma estratégias de marketing, de direcionar os seus anúncios e até mesmo prever padrões de consumo em serviço ou produto, o que traz mais segurança e estabilidade.
Faça um plano de negócios
O plano de negócios parece algo difícil e complexo de se fazer. Mas na verdade, com alguns dados você já consegue montar um planejamento estratégico que irá nortear as próximas ações do seu negócio, e, com isso, ser mais assertivo em direção dos seus objetivos e metas.
Algumas ferramentas conhecidas como o Canva de Negócio e a matriz SWOT, que mede as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação seu trabalho podem ajudar nesse processo. Além disso, podem ser aplicadas e preenchidas por você mesmo com um pouco de pesquisa a respeito das perguntas e da própria ferramenta. Vale até mesmo a pena guardar estas ferramentas preenchidas, para consultar posteriormente.
Junto com o plano de negócios, uma ideia interessante é desenvolver um estudo de mercado acerca do seu nicho, assim, você entenderá melhor onde o seu serviço ou produto se encaixa melhor.
Lembrando que um plano de negócios é um documento importante da sua empresa, por isso, reúna em sua descrição o seu modelo de negócio, a área de atuação, descrição dos serviços e até mesmo um plano financeiro, caso já tenha em mãos.
Formalize a sua empresa
Depois de colocar todos estes passos em ação, está na hora de investir no que torna o ato de empreender ainda mais seguro. Ou seja, deixar de pensar no seu negócio como apenas um projeto, e sim vê-lo como uma empresa.
Nesse momento, o pensamento pode ser: “Mas, e tem diferença real de um projeto ou uma empresa?”
E sim, para a surpresa de muitos, há sim. A empresa é um negócio formalizado, ou seja, com CNPJ e obrigações fiscais e empresariais. Apesar de haverem custos nesta formalização, como a arrecadação mensal de impostos com o pagamento da guia DAS, para microempreendedores individuais, por exemplo, e emissão de notas fiscais, mas este é o caminho mais seguro e frutífero para a sua empresa a longo prazo, para evitar problemas burocráticos e até mesmo fiscais.
Tenha paciência
Sabemos que o início de um projeto tende a ser angustiante, pois demoramos mais a ver os resultados dos nossos esforços ou decisões. Contudo, é importante saber que para tudo é necessário tempo e paciência. Assim como os cuidados com um jardim se refletem aos poucos na saúde do solo e das flores, e na primavera todas desabrocham, assim também é com uma empresa na sua vida inicial.
Depois dos primeiros passos e da sua consolidação, há uma cartela de clientes a serem formados, métricas a serem colhidas e o mais importante de tudo, formar um modelo de negócios que autossustenta com o tempo. Assim, você verá um negócio autogerenciável rodando e poderá aproveitar os frutos dos seus esforços.
Mas, afinal de contas, qual é a melhor forma de empreender?
Muitas pessoas almejam por essa resposta de forma definitiva. Mas, a grande verdade é que a melhor forma de empreender depende da sua preferência de modelo de negócios e do seu objetivo. Por isso, é quase uma unanimidade ao levar em consideração as ambições da maioria dos empreendedores iniciantes, que a franquia é um modelo que geralmente funciona bem para as pessoas. Já parou para pensar na ideia?
Uma franquia é uma forma de ter o seu próprio negócio, de forma segura e registrada, mas não se preocupar com o modelo de negócios, marketing ou outras áreas importantes, pois tudo isso já é padronizado e entregue para você.
Você sabia que atuar no ramo de seguros é uma das formas mais eficazes de crescer em um negócio sólido e ajudar centenas de pessoas ao seu redor?
As franquias da Prudential do Brasil possibilitam com que você tenha um negócio próprio sem burocracia, e ainda, com que você conheça o mercado de seguros como um todo e que tenha um negócio com a bandeira de uma das maiores seguradoras do mundo. O investimento inicial é acessível e o retorno vem em pouco tempo, com a principal vantagem de você não precisar de funcionários, com possibilidade de ganhos incríveis.
Ficou interessado? Preencha agora mesmo esse formulário e logo eu entrarei em contato com você!