Ter o nosso próprio negócio é sinônimo de liberdade. Contudo, para chegar a esse estágio, é preciso, primeiro, passar pelo processo de como empreender do zero. Escolher o nicho de atuação, fazer o planejamento estratégico, validar sua ideia, etc. Mas, como colocar esses passos em prática?
Confira abaixo os 4 passos essenciais para fazer o seu negócio rodar e ter liberdade de horário e autonomia para ser o seu próprio chefe, confira:
Defina o seu nicho de atuação
Há 3 maneiras simples de escolher o segmento em que irá atuar: tenha uma boa ideia, encontre uma oportunidade ou escolha uma franquia. Mas, na grande maioria das vezes, você pode usar essas três prerrogativas ao mesmo tempo para guiar a sua escolha!
Para escolher o nicho, responda a si mesmo as perguntas, e terá mais clareza sobre o que escolher:
- O que eu gosto de fazer que pode ser monetizado?
- O que os outros dizem que eu sou bom que pode ser monetizado?
- O que eu tenho interesse genuíno em aprender, e que também posso monetizar?
Além disso, pensar sobre as seguintes reflexões ajuda a encontrar oportunidades e áreas em crescimento para você investir:
- Demanda de serviços ou produtos que ainda não existem no mercado;
- Necessidades dos consumidores que você notou não que ainda não são atendidas de forma satisfatória, em termos de excelência na compra, atendimento, qualidade do produto ou solução,
- Serviços ou produtos complementares a outros já existentes que são pouco divulgados,
- etc.
Ao responder essas perguntas e refletir sobre os itens acima, você já terá acesso a bastante material para prosseguir em sua jornada de empreender do zero.
Estude o seu público-alvo e persona
Depois de escolher o seu segmento de atuação, vem uma das tarefas mais importantes desse processo, que é estudar e conhecer o seu público alvo. O público-alvo, nada mais é do que o grupo de características das pessoas que se interessam ou consomem o seu produto e serviço.
Dentro do público-alvo, nós encontramos a persona ou buyer persona, como também é chamada. Ela nada mais é do que uma construção, um personagem que criamos para reunir todas as características fundamentais do nosso público-alvo. É para essa persona que dirigimos o tom de voz e as soluções dos nossos produtos ou serviços, tanto na concepção do negócio quanto na hora de elaborar o plano de marketing.
Aprenda com a concorrência e faça o seu planejamento
Unir duas ações importantes para dar vida ao seu novo negócio é uma ótima opção para otimizar seu tempo. Primeiro, faça um mapeamento da concorrência e veja quais são as estratégias usadas. Essa ação vai te ajudar e perceber as estratégias usadas, o que tem dado certo e também a ter ideias originais para o seu negócio. Ao contrário do que muitos dizem, há sim como aprender com a concorrência!
Depois de recolher esses dados e fazer as suas anotações, comece o seu planejamento estratégico. Ele pode incluir as próximas ações que deve tomar, como será o seu marketing e o que mais sentir necessidade de incluir. Contudo, não se prenda a essa etapa e em fazer um plano super detalhado. Com o tempo, você pode ir ajustando a sua rota e completando o documento.
Valide a sua ideia
Está com a sua ideia pronta para rodar e quer saber se há demanda? A melhor pedida é validar a sua ideia com pesquisas e com as pessoas que estão à sua volta. Pedir opiniões, verificar se não há nenhuma melhoria a ser feita ou até mesmo conseguir ideias para enriquecer o seu negócio irão ajudar não só a validar a sua ideia, mas também a deixar o seu serviço ou produto pronto para vendas.
Quer começar um negócio do zero de forma estruturada e segura? Escolha uma franquia!
Para quem quer empreender do zero de forma segura, há uma possibilidade muito interessante, as franquias. Com elas, você não precisa se preocupar em escolher o nicho, fazer um plano de marketing e nem com burocracia e parte operacional. Você recebe tudo estruturado para aprender e colocar no mercado, com possibilidade de retorno muito superior ao seu investimento. E o melhor de tudo, é que ao abrir uma franquia, você não precisa contratar outras pessoas. O desempenho irá depender só de você.
E sabe qual é um dos nichos que mais cresce no Brasil e no mundo? O nicho de seguros de vida. Com as franquias Prudential do Brasil, você tem tudo que precisa, desde suporte especializado até toda a estrutura necessária para ter o seu próprio negócio.
Ao abrir uma franquia da Prudential, você atua no mercado de seguros de vida como corretor, sob a bandeira de uma das maiores seguradoras do mundo, e com as melhores avaliações por parte dos clientes.
Mas… Não é arriscado?
Sim, é arriscado empreender com franquias. Mas, é arriscado também empreender de qualquer outra maneira. Então, por que não correr esse risco em uma área que só cresce e em uma empresa que se preocupa com os seus clientes?
Essa é a minha história. Eu era executiva em um grande banco, e não havia mais possibilidade de crescimento onde eu estava. Decidi tomar as rédeas da minha própria vida. Através de uma franquia da Prudential, umas das maiores seguradoras do mundo, eu passei a vender seguros de vida e ter um retorno muito maior do que seria possível com uma carteira assinada.
Empreenda do zero com a Prudential você também!
Se você quer ter mais autonomia nos seus horários, agenda e também, não depender de terceiros para ter a promoção que tanto deseja, empreender é uma ótima alternativa. Os seguros de vida permitem essa jornada com mais tranquilidade, pois enquanto você investe em um dos ramos em maior expansão atualmente, ajuda milhares de pessoas a manterem as suas vidas seguras e a sua qualidade de vida.
O investimento inicial é acessível e o retorno surpreende a todos que acreditam na franquia. Trabalhar junto com a Prudential tem tudo para ser sua opção mais lucrativa. Ademais, os ganhos de um franqueado da Prudential são ilimitados, ou seja, a dedicação à franquia pode ser diretamente proporcional ao faturamento da empresa.
Com a Prudential, o empresário possui uma melhor gestão do tempo, mais autonomia e ainda pode focar seus esforços no desenvolvimento do seu negócio.
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