Como pedir um aumento de salário? 5 dicas práticas

Há diversas situações no mercado de trabalho que exigem preparação e estratégia. Uma delas, sem sombra de dúvidas, é quando estamos buscando um aumento salarial. Para mostrar ao seu gestor ou chefe os motivos pelos quais vale a pena investir no seu trabalho, é preciso saber como pedir um aumento de salário e dicas de como tornar esse processo mais proveitoso.

Contudo, você não precisa se preocupar.

A parte mais difícil nós já fizemos para você! Separamos as 5 dicas práticas e mais eficazes para se preparar e conseguir o aumento salarial que você tanto deseja. Confira:

Peça um aumento compatível com a realidade

Uma forma de como pedir aumento de salário com boas possibilidades de aceitação é fazer o pedido dentro da realidade do mercado e do seu nicho. O mais indicado é que a margem a ser negociada com o seu superior seja entre 5% a 20%, pois representará um valor significativo sobre o seu atual salário. 

Um aumento maior do que 20% poderá ser negado na primeira tentativa, pois pode ser fora da realidade das empresas atualmente, ou considerado alto mais para o seu cargo ou área de atuação. Contudo, um aumento menor que 5% não fará grande diferença no valor a receber. Por isso, é importante se manter nessa margem ao negociar um aumento.

Escolha um ambiente particular e tranquilo para a negociação

Por ser um momento delicado e de caráter privado, a melhor opção para fazer a negociação do seu aumento é escolher um ambiente tranquilo e em que esteja a sós com o seu superior. Dessa forma, você se sentirá mais confiante para conduzir a conversa e não se esquecer de nenhum ponto importante desta negociação, ou ainda, evitar distrações que possam tirar a atenção do seu chefe no momento da conversa.

Sendo assim, ao escolher o ambiente tranquilo e privado, marque a reunião em um horário que fique acessível para ambas as partes. E, claro, se prepare para a conversa.

Prepara-se para a conversa e elabore seus argumentos

como pedir aumento de salário - confira nossas dicas

Uma das partes, se não a mais importante de todas, é elaborar os seus argumentos para a reunião e se preparar para apresentá-los. São eles que fundamentam o seu pedido de aumento e demonstram um motivo plausível para que o seu superior se sinta confiante o suficiente com a decisão de conceder o aumento.

O primeiro ponto em questão é destacar as suas habilidades, suas conquistas dentro da empresa e como elas vêm colaborando para o crescimento do seu setor e beneficiando outras áreas da instituição. Dados e relatórios são bem-vindos neste processo, pois embasam de forma muito mais sólida o seu pedido de aumento.

É importante focar, também, em exercitar a empatia, se colocando no lugar do seu superior e identificar o que ele considera importante para conceder aumento a um funcionário, e o que torna o colaborador diferente dos demais. 

Tendo isso em vista, ficará muito mais fácil conduzir a conversa com o seu chefe, e também, apresentar reais motivos para que a empresa aposte em você e nas suas habilidades.

Invista em capacitação e esteja sempre atualizado em sua área

O maior ouro que as empresas podem encontrar, em meios aos seus colaboradores, são aqueles que continuam sempre buscando mais conhecimento, capacitações e mantendo sempre as atualizações em dia em sua área. Dessa forma, a empresa obtém um trabalho de excelência e de acordo com o que o mercado exige no momento.

Um dos pontos mais avaliados pelos gestores e chefes na hora de conceder um aumento de salário é justamente esta questão. Ao ver que o profissional está em constante capacitação e atualização, já é um ponto a mais para que consiga o tão sonhado aumento.

Mas… E quando o aumento não vem?

Contudo, por mais que você esteja de acordo com as dicas e tenha se preparado da forma correta para pedir o seu aumento, é de extrema importância estar preparado(a) para uma resposta negativa. São diversos fatores que influenciam na decisão de um gestor sobre o aumento de um salário, e com isso, nem sempre a resposta é favorável.

Se a resposta que você recebeu não foi a esperada, tenha uma boa reação, principalmente no ambiente corporativo. Ao saber receber o feedback negativo, em algum momento essa boa recepção da resposta negativa pode culminar em um aumento a médio ou longo prazo.

Quando a empresa aumenta o seu salário, essa ação nada mais é do que arriscar a confiança em seu trabalho. Contudo, se você confia no seu profissionalismo, por que não assumir esse risco empreendendo, e sendo o seu próprio chefe?

A boa notícia é que existem várias formas de reduzir os riscos na hora de empreender, e ter uma maneira de ter o seu próprio negócio mais seguro em suas mãos. Uma dessas formas é abrir uma franquia. Melhor ainda, uma franquia onde você não precisa contratar ninguém, uma onde você só depende de você.

Para você entender, vou te contar um pouco da minha história.

Eu era executiva em um Grande Banco, e não havia mais possibilidade de crescimento lá dentro. Defini tomar as rédeas da minha própria vida. Através de uma franquia da Prudential, umas das maiores seguradoras do mundo, eu passei a vender seguros de vida e ter um retorno muito maior do que seria possível com uma carteira assinada.

Com a Prudential, você tem autonomia e possibilidade de ganhos ainda maiores!

O mercado de seguros de vida é um dos mais promissores e lucrativos da atualidade no modelo de franquias. Esse é um modelo de negócios seguro para quem quer iniciar a sua vida no empreendedorismo, apostando em um nicho que não para de crescer.

A franquia da Prudential te permite atuar no mercado de seguros de vida, como corretor, sob a bandeira de uma das maiores seguradoras do mundo, e com as melhores avaliações por parte dos clientes.

O investimento inicial é acessível e o retorno surpreende a todos que acreditam na franquia. Trabalhar junto com a Prudential tem tudo para ser sua opção mais lucrativa. Ademais, os ganhos de um franqueado da Prudential são ilimitados, ou seja, a dedicação à franquia pode ser diretamente proporcional ao faturamento da empresa.

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