Antes de mais nada, como perder o medo de empreender? É fato que todo início de projeto ou na hora que entendemos que a realização do nosso sonho está em ter o seu próprio negócio, é aquele friozinho na barriga, não é mesmo? Contudo, esse medo não precisa perdurar e também, se for em excesso, pode até mesmo atrapalhar o seu desempenho.
Com isso, saber como perder o medo de empreender se torna uma questão de extrema importância na vida de todos que estão iniciando. Pensar dessa forma pode causar ainda mais receio e nos prender em vez de ajudar a começar as ações em prol do crescimento do seu negócio. Por isso, saber as formas mais efetivas de lidar com esse sentimento ou até mesmo como usá-lo a seu favor é a melhor pedida.
Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o tema, ver opções de modelos sustentáveis e tudo mais para te ajudar a perder de forma definitiva o seu medo de empreender? Vem comigo que vou te explicar tudo!
Como saber se eu realmente estou com medo de abrir o meu próprio negócio?
Há uma grande diferença entre estar com medo de abrir o negócio e estar perdido sobre como iniciar, escolher seu nicho ou em que segmento atuar.
Para essa segunda opção, sugiro a leitura deste artigo que preparei especificamente para você, sobre qual é a melhor forma de empreender atualmente.
O medo de empreender se reflete mais nos pensamentos que nas suas ações. Por exemplo: Se você deixa de colocar a sua ideia em prática por não saber como começar, é mais simples.
Entretanto, se você deixa de colocar a sua ideia em prática por não querer ficar sem estabilidade de uma CLT ou medo de correr riscos, aí sim você pode cogitar que está sofrendo com o medo de iniciar o seu próprio negócio.
Mas, afinal de contas, como perder definitivamente o medo de empreender?
Depois de saber se você realmente está com medo de empreender ou se está apenas perdido em como iniciar o seu próprio negócio, está na hora de colocar a mão na massa e dar um basta no que pode estar atravancando o seu crescimento, ou ainda, impedindo o crescimento do seu negócio.
Dá só uma olhada nessas dicas!
Para perder o medo de empreender, de uma vez por todas, você vai:
> Listar tudo o que faz você um empreendedor ou gestor: Um bom gestor ou empreendedor, acima de tudo, precisa entender quais são as suas qualificações e pontos fortes, e assim, poderá explorá-los na hora de fazer acontecer.
Focar nos pontos de melhoria e nas ameaças não é a melhor maneira de fortalecer o seu negócio no início, esse já é um passo para negócios mais consolidados.
Essa lista pode trazer questões como uma boa comunicação interpessoal, boa memória, boa capacidade de organização, flexibilidade e resiliência para mudanças, etc.
Ao contrário do que imaginamos, essas qualidades se refletem não só na vida pessoal, mas também na melhoria dos seus projetos e negócios. Já parou e refletiu sobre isso?
> Saiba quais são as soluções que o seu serviço ou produto trazem a vida do cliente: O que mais pesa na hora de começar um negócio é não ter certeza dos benefícios do seu negócio para a vida do seu cliente, seja você um prestador de serviços ou dono de uma marca ou produtos.
Sem ter esse dado de forma concreta em mãos, ficará mais difícil saber em quem focar na hora de montar o seu público-alvo, ou ainda, montar o seu planejamento de marketing.
> Faça o seu planejamento estratégico
O planejamento estratégico nada mais é do que o documento informal mais importante de um negócio, seja ele ainda iniciante ou “saindo das fraldas” ou até mesmo um negócio mais consolidado.
O planejamento estratégico foca em todas as áreas da empresa, listando as ações e objetivos com prazo para serem cumpridos.
Ele pode ser um planejamento anual, trimestral ou semestral, de acordo com a sua preferência, e sem ele não há como ir para a frente com o seu projeto, pois o planejamento estratégico atua como uma bússola para os seus próximos passos.
Há mais alguma coisa que eu possa fazer para perder o medo de empreender?
Sim, pode ficar tranquilo(a)! Algumas outras coisinhas que você pode fazer para perder, de forma gradual, mas definitiva, o medo de empreender são, por exemplo:
Levante o montante necessário para a abertura da empresa
Assim como fazemos quando compramos um eletrodoméstico mais caro para a nossa casa, por exemplo, deve ser com a empresa.
Todo negócio precisa de um investimento inicial para começar, mesmo que seja um valor irrisório.
Por isso, faça as contas de acordo com o tipo de empresa que pretende abrir e o que irá precisar, e assim, levante a quantia necessária para dar vida ao seu negócio sem problemas maiores.
Invista em um modelo de negócios sustentável
Uma das maneiras mais seguras de perder o medo de empreender com segurança é investir em um modelo de negócios já validado no mercado, ou seja, você só precisa colocá-lo para funcionar. Uma ótima escolha é uma franquia de seguros, um mercado que cresceu mais de 21% nos últimos cinco anos, e tende a crescer ainda mais.
A Prudential do Brasil é uma das empresas mais sólidas desse ramo, subsidiária da Prudential Financial Inc., uma das maiores e mais antigas instituições financeiras. A Prudential atua no Brasil desde 1998, e desde então, é a maior seguradora independente do ramo de seguro de vida pessoal.
Formalize a sua empresa
Uma empresa só pode ser considerada empresa, de fato, se estiver devidamente formalizada e com um CNPJ aberto em seu nome.
Muitas pessoas pulam esta etapa e acabam tendo problemas maiores com questões fiscais, financeiras e burocráticas.
Por isso, assim que possível, faça a formalização do seu negócio, que hoje em dia pode ser feito até mesmo pela internet, sabia?
O aplicativo e o blog do MEI Fácil facilitam esse processo de forma rápida e simples, e apenas poucos cliques você já gera o CNPJ da sua empresa pelo aplicativo.
No blog, você encontra todas as informações necessárias para que essa formalização aconteça da melhor forma possível.
Contrate pessoas de confiança para te ajudarem:
Depois de ter todos estes passos feitos, é comum que o medo ainda apareça, porque é humanamente impossível dar conta de todas as áreas de uma empresa sozinho, não é mesmo?
Por isso, contrate pessoas de sua confiança e que tenham trabalhos sérios e bem recomendados para estarem ao seu lado.
Gestão de marketing, financeiro, contador, assistente administrativo, etc. Esses são apenas alguns dos colaboradores ou prestadores de serviço que você pode buscar!
Há também uma forma muito interessante de perder o medo de empreender, que talvez você ainda não tenha testado.
A grande vantagem de empreender com uma franquia
Investir em uma franquia é uma das formas mais seguras e comprovadas de ter o seu próprio negócio sem se preocupar com o modelo de negócio, nicho de atuação, marketing ou outras áreas importantes, pois tudo isso já é padronizado e entregue para você, é só iniciar as operações e começar o seu faturamento.
Isso posto, vale dizer que existem franquias melhores do que outras. Enquanto algumas franquias providenciam aos seus franquiados modelos de negócios realmente funcionais e lucrativos, outras estão apenas interessadas em atingir o maior número de franqueados possível. Além disso existem nichos de mercado melhores do que outros para quem está com medo de empreender começar. Quero te apresentar uma oportunidade.
Empreenda com a Prudential no mercado de seguros
Você sabia que atuar no ramo de seguros de vida é uma das formas mais eficazes de crescer em um negócio sólido e ajudar centenas de pessoas ao seu redor? Esse é um dos nichos que mais tem crescido e as tendências mundiais apontam que o crescimento no Brasil está longe de parar.
Enquanto em países desenvolvidos, como nos EUA mais de 70% da população conta com seguros de vida, no Brasil menos de 20% estão protegidas.
A Prudential, uma das maiores seguradoras do mundo, através do modelo de franquia possibilita que você tenha um negócio próprio sem burocracia, sem precisar de equipe, ou de alugar prédio, com uma lucratividade altíssmia. E tem mais, a empresa te treina para você conhecer o mercado de seguros como um todo, e aprender tudo sobre o processo de vendas.
O investimento inicial é acessível, o PayBack vem em menos de 6 meses, e os retornos são ilimitados!
Ficou interessado? Preencha agora mesmo esse formulário e logo eu entrarei em contato com você!