Se você tem dinheiro para investir, é sempre bom estar antenado nas opções que o mercado oferece para expandir o seu dinheiro. Claro, sempre buscando algo confiável e interessante, ou ao menos um nicho com o qual você tenha afinidade. Nesse mundo de investimentos, no entanto, uma modalidade não muito difundida são as cotas de franquia. Mas será que as cotas de franquia valem a pena, mesmo?
Para saber mais sobre essa opção de investimento – como funciona, quais são as suas vantagens e se realmente vale a pena – continue a leitura do artigo e confira mais informações que podem lhe ser úteis!
O que são as cotas de franquia?
Infelizmente, nem sempre temos o valor total de capital para abrir uma empresa do zero ou comprar uma unidade de franquia. Contudo, isso não é impedimento para investir no modelo de franquias, pois existe uma maneira de trabalhar com elas: cotas de franquia. Com elas, você investe de um jeito diferenciado e mais barato.
As cotas de franquia funcionam como ações de uma empresa: a franqueadora, detentora dos direitos autorais e dona de diversas franquias, oferece aos investidores e interessados algumas cotas. Dessa forma, ela capitaliza o investimento e expande os seus negócios ainda mais.
Com as cotas de franquia, é como se você se tornasse o dono de uma fração daquele negócio. Geralmente, o rendimento recebido pela compra da cota é fixo. Assim, os riscos para o investidor são baixos e, dependendo da situação, é possível obter um bom retorno financeiro.
Como funcionam as cotas de franquia?
Com as cotas de franquia, você entra com o capital e adquire uma pequena fração de uma empresa. Mas, neste caso, você não participa da gestão do negócio – pois entra somente com o capital. Dessa forma, você recebe um retorno de renda fixa por esse capital investido.
De forma resumida, com as cotas de franquia você adquire uma pequena parte de um negócio gerido apenas pelo franqueado ou franqueadora. É considerado um investimento ativo.
A ABF reconhece as cotas de franquia?
Esse é um assunto delicado, mas que deve ser do conhecimento de quem pretende investir em cotas de franquia. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) não reconhece as cotas de franquia como um investimento válido, uma vez que não estão regulamentadas pela lei de número 13.066/19.
Essa é a lei que rege e organiza o sistema de franquias em todo Brasil; nela, não há menções de cotas de franquias. Apesar de ser um tipo de negócio ainda não regulamentado, ele se expande cada vez mais e abre inúmeras portas de possiblidade para o futuro.
Vale a pena investir em cotas de franquia?
As cotas de franquia valem a pena, mas a experiência depende do seu perfil de investidor e dos riscos que você está disposto a correr. Um perfil mais inovador e arrojado, que lide bem com possíveis perdas ou flutuações do mercado, é o cenário ideal para esse tipo de investimento.
Ao investir em cotas de franquia, os riscos são muitos – pois, como dissemos, essa modalidade não é regulamentada. Por outro lado, se você conhece a franquia, seu trabalho e seu histórico de lucratividade, pode ser um bom negócio com fortes possibilidades de retorno financeiro.
Além disso, as cotas de franquia são uma forma de lucrar sem muito trabalho ou desgaste, pois o franqueado ou franqueador ficarão com todo o trabalho técnico. Também pode vir a ser uma renda passiva interessante para quem não pode adquirir uma franquia no momento ou para quem não tem experiência no gerenciamento empresarial. Logo, pode ser uma boa opção a longo prazo.
Com esses riscos em mente, as cotas de franquias talvez não sejam o caminho mais recomendado para investidores conservadores. Contudo, se você está disposto a arriscar e entrar em um mercado ainda em ascensão, essa pode ser uma boa escolha.
Uma outra opção de investimento em franquias
Então, o investimento em cotas é bem interessante, não é mesmo?
Com elas, você pode ter um lucro significativo e menos trabalho. Contudo, por ser uma modalidade de investimento nova e ainda não regulamentada, ainda oferece alguns riscos – principalmente para quem é menos experiente. Mas, para empreender de forma sólida e segura, talvez optar por microfranquias seja um caminho melhor para começar.
Com elas, você não precisa se preocupar com a escolha de nicho, com o plano de marketing nem com a parte operacional das coisas. Você recebe tudo estruturado para aprender e colocar no mercado, com possibilidade de retorno muito superior ao seu investimento.
Além disso, quando a franquia é sua, a segurança é muito maior, considerando que é um mercado regulamentado.
E você sabe qual é um dos nichos que mais cresce no Brasil e no mundo? O nicho de seguros de vida. Com as franquias Prudential do Brasil, você tem tudo que precisa, desde suporte especializado até toda a estrutura necessária para ter o seu próprio negócio.
Ao abrir uma franquia da Prudential, você atua no mercado de seguros de vida como corretor, sob a bandeira de uma das maiores seguradoras do mundo, e com as melhores avaliações por parte dos clientes. A franquia será sua, ou seja: não precisará se preocupar com problemas de rendimento e poderá executar o seu trabalho como preferir!
Com a Prudential, o empresário possui uma melhor gestão do tempo, mais autonomia e ainda pode focar seus esforços no desenvolvimento do seu negócio. Além disso, você é quem define os seus ganhos como um Life Planner.
Ficou interessado? Preencha agora mesmo esse formulário para eu entrar contato com você!