Franquia de consultoria – como funciona?

O mercado de hoje exige uma série de estratégias para que as empresas se mantenham competitivas. É um cenário que exige ferramentas e capacitação adequada, assim é possível atingir objetivos organizacionais, financeiros e de influência. 

Você deve estar se perguntando porque estamos falando de mercado se o tema são franquias. Porque é justamente os setores empresarial e governamental que apresentam a maior demanda para os modelos de franquia de consultoria. 

Continue lendo o post, entenda mais sobre esse nicho de franquia que tem crescido e criado oportunidades para diferentes profissionais. 

O que é consultoria?

A consultoria é uma prática interdisciplinar de prestação de serviço de aconselhamento, que pode ser pessoal, empresarial ou governamental. Trata-se de um serviço altamente profissional que consiste na assistência prática e orientação baseada em práticas e conceitos específicos. 

A prestação da consultoria pode ser geral ou destinada a um nicho específico. Em geral, suas atribuições estão associadas:

atividade início – auxilia no desenvolvimento teórico;

atividade-meio – auxilia na gestão e elaboração de estratégias;

atividade-fim – auxilia na mensuração dos processos, bem como sua avaliação. 

O que faz uma franquia de consultoria

Cria mecanismos para que uma determinada empresa ou pessoa seja capaz de gerar melhores resultados. Nesse sentido, o franqueado vai orientar, a partir de práticas já testadas e comprovadamente eficientes. 

Para dar todo o apoio necessário para o franqueado, a marca oferece:

Mentoria 

Mentoria é um direcionamento para que o mentorado possa expandir seus conhecimentos e acelerar sua carreira. No caso da mentoria para franqueados, uma ou mais profissionais qualificados vão orientar o consultor para entender o processo de consultoria, quais os processos adotados e como ele vai aplicá-los em seu trabalho. 

O ideal é que essa mentoria seja constante, com treinamentos e material de aprendizado necessário para o crescimento do franqueado. 

Metodologia 

A franquia fornece os métodos para chegar a determinados objetivos. O intuito aqui é apresentar ao franqueado como ele deve conduzir sua consultoria, quais os passos vai seguir, quais os possíveis resultados, as capacidades necessárias, limitações, entre outras ações para chegar a um fim. 

Pode ser uma metodologia própria ou já existente, no entanto precisa ser comprovadamente eficiente para o nicho que o franqueado deseja atender.  

Ferramentas

Refere-se aos dispositivos, sistemas, aplicações, entre outros materiais necessários para que o franqueado possa prestar a consultoria da melhor forma possível. Por exemplo, para mensurar os resultados da empresa, é necessário estabelecer parâmetros e utilizar um sistema, geralmente um ERP (Enterprise Resource Planning), que permite adicionar dados e gerar relatórios que indicam o desempenho do negócio. 

Essas e outras ferramentas são fundamentais para que a consultoria dê resultados. Por isso é importante contar com uma franquia que ofereça ferramentas modernas, eficazes, capazes de facilitar a atuação do consultor franqueado. 

Marca

Uma franquia “empresta” sua marca ao associado. Isso quer dizer que ela compartilha sua experiência, autoridade e audiência. A partir do momento que o franqueado paga a taxa de adesão, ele adquire os direitos de explorar aquela marca, além de ter acesso a todo o know-how que ela disponibiliza, seus produtos e ferramentas. 

Desenvolvimento do negócio

Outro ponto fundamental aqui é o auxílio para a abertura de um negócio. Aquela marca já possui toda uma expertise para auxiliar o franqueado, assim ele pode desenvolver seu negócio conforme suas orientações. Seguindo essas orientações, as chances de gerar oportunidades aumentam sensivelmente, visto que ela já fez testes, pesquisas e criou um modelo de negócio eficiente, tanto que o replicou. 

Como escolher a franquia de consultoria ideal

Entre os pontos-chave que você deve considerar antes de escolher a franquia de consultoria certa para investir, estão:

Avalie o seu perfil 

O primeiro passo é fazer uma auto-avaliação de modo a entender qual o seu perfil e qual o perfil de marca mais se assemelha às suas habilidades técnicas. Por exemplo, se você é formado em Contabilidade, pode procurar uma franquia voltada para a consultoria financeira, contábil ou fiscal, conforme suas necessidades e capacidades. 

Além disso, não basta ter apenas uma formação, é importante ter espírito empreendedor, capacidade de avaliar as oportunidades, identificar gargalos, entre outras habilidades para dar sequência às atividades propostas pelo negócio. 

Avalie o que a empresa oferece

A franqueadora oferece metodologias eficientes, mentoria quando você precisa, possui uma marca reconhecida e presta todo o auxílio para você construir seu negócio? Se for sim para tudo isso já é um começo. Agora se algum desses itens não for satisfatório e você não conseguir suprir, o ideal é buscar uma alternativa melhor. 

Avalie a taxa de retorno 

As franquias devem apresentar uma rentabilidade mensal que atenda suas necessidades. O ideal é que essa rentabilidade gire em torno de 20 a 40% da receita bruta, após a maturação do negócio. Portanto avalie se a proposta trará o retorno desejado. 

Lembre-se de que nada cai do céu. Será preciso trabalho árduo, que exige formação constante, uso de ferramentas modernas, entre outras habilidades para que o negócio dê lucro. No mais, boa sorte. 

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