O quanto você já ouviu falar de visão estratégica? Muito se fala neste termo na atualidade, mas na realidade, o seu conceito ainda é pouco explorado. Principalmente para quem busca crescer e escalar os seus negócios, ter estratégia e intencionalidade em suas ações é a melhor maneira de ver os seus esforços frutificarem.
Contudo, é importante salientar que uma visão estratégica não se desenvolve da noite para o dia. E também, não se desenvolve sem estudos e sem entender o seu real conceito. Por isso, estamos aqui para te ajudar! Continue a leitura do artigo e descubra como iniciar o seu planejamento de visão estratégica para fomentar os seus negócios. Vamos lá?
Mas, afinal de contas, o que é visão estratégica?
Podemos abordar o conceito como o planejamento de uma empresa ou negócio, desde as mais consolidadas até as empresas iniciantes. Isso é, a forma com que ela imagina o seu futuro, seja ele de curto, médio, ou longo prazo.
Adotar essa visão estratégica é muito mais do que ter em mãos o rumo e os próximos passos da sua empresa, mas também um norte para alcançar os objetivos de todas as áreas do seu negócio, em um determinado período de tempo.
Logo, é uma ferramenta ou método utilizado com o objetivo de planejar as metas e objetivos da sua empresa, tangibilizando um prazo para a concretização de um deles. Assim, a empresa terá sempre que precisar de um suporte para consultar quais são as bases das suas ações e escolhas no dia a dia.
Dados como os levantados pelo SEBRAE apontam que 60% das empresas fecham suas portas e encerram suas atividades em menos de 5 anos de atuação, e 55% destes casos, o empreendedor não tinha apostado no seu planejamento ou visão estratégica. Com isso, podemos entender a importância de planejar o futuro do seu negócio.
Como a visão estratégica afeta os meus negócios e como posso implementá-la?
É um erro acreditar que o planejamento de um negócio deve ser feito de forma isolada, para cada um dos seus setores. Assim como o corpo humano, que funciona de forma integrada, uma empresa só vai para a frente quando todos os setores caminham juntos rumo aos mesmos objetivos. O crescimento de uma das partes favorece o desenvolvimento das outras, e isso mostra a efetividade da sua visão estratégica sendo aplicada.
No entanto, a maior dúvida que fica é saber como implementar esta visão e por onde começar. Veja abaixo.
Passos para implementação da visão estratégica
- Entenda o funcionamento de todas as partes da sua empresa. Entender o funcionamento dos setores da sua empresa não é saber fazer o trabalho de todos eles. Não há quem consiga tocar o marketing, o financeiro e o comercial ao mesmo tempo, não é mesmo? Mas saber as particularidades da sua empresa e o que ela exige é uma das formas de estar sempre em dia com as suas responsabilidade, contratar pessoas qualificadas e saber quais áreas merecem uma atenção especial;
- Saiba quais são os objetivos do seu negócio. Depois de entender um pouco mais sobre cada área da sua empresa, é hora de listar os objetivos de crescimento do seu negócio como um todo. Se for preciso, faça primeiro um brainstorming, jogando todas as suas ideias no papel, e depois faça um filtro;
- Invista na capacitação dos seus colaboradores. Uma empresa com gestão capacitada e colaboradores qualificados cresce de forma muito mais consistente;
- Invista também na sua capacitação
- Busque auxílio profissional. Agora que você já cuidou da parte basilar do seu negócio, é hora de investir em ajuda profissional para aquelas partes que precisam de uma atenção especializada. A melhor maneira de começar, por exemplo, é contando com a ajuda de um consultor empresarial;
- Estude outras empresas e suas estratégias. Sabemos que, na realidade, a concorrência para quem faz o seu trabalho bem feito é mínima, mas estudar as empresas que estão se destacando, entendendo quais são os pilares suas estratégias é uma das maneiras mais eficazes de replicar nos seus negócios o que realmente funciona;
- Faça networking e expanda os seus contatos. Uma das partes da visão estratégica é justamente ter contatos em todas as áreas mais importantes para o seu negócio, assim, você jamais estará desamparado. Por outro lado, ter uma boa rede de contatos faz com que você seja cotado sempre que alguém precisar dos seus serviços, apontando a sua empresa como uma autoridade no assunto. É uma via de mão dupla que beneficia a todos!
- Faça projeções para o futuro da sua empresa. O exercício de responder perguntas como “como você imagina a sua empresa daqui a 5 anos?” ou “como eu me vejo, como empreendedor, daqui a 5 anos?” É uma forma de verificar o que você quer para o futuro da sua empresa, e assim, anotar todos os seus objetivos e próximos passos.
Uma oportunidade para empreendedores
É importante salientar que a visão estratégica é importante, sim, para quem tem uma empresa ou negócio consolidado. Ou ainda com o nicho escolhido e ainda no início. Entretanto, também é super válida para os empreendedores que estão em busca de uma oportunidade de crescimento. Afinal de contas, a visão estratégica é conseguir colocar os olhos no futuro e vislumbrar o que deve ser feito no presente.
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