As micro franquias têm ganhado espaço nos últimos anos, mesmo antes da pandemia.
O fato de muitas delas oferecerem modelos de negócio “home based” fizeram com que mais pessoas, inclusive aquelas com capital reduzido, procurassem uma oportunidade.
Os números só têm crescido! De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) quase 600 marcas já oferecem a modalidade no país, seja de forma exclusiva ou paralela ao seu modelo tradicional de venda.
Das micro franquias brasileiras, 79,8% atuam exclusivamente com franquias, enquanto 20,2% atuam no mercado tradicional e como franqueadoras. Entre as redes de varejo que não oferecem essa modalidade de negócio, 36% pretendem desenvolvê-la em um futuro breve.
A verdade é que as micro franquias conquistam seu espaço diariamente, de modo a oferecer uma alternativa viável para o empreendedor, que consegue sanar as dificuldades de estar sozinho com o auxílio de uma grande marca por trás.
Como funciona uma micro franquia?
É um modelo de negócio replicado em que o franqueador oferece todos os recursos (ou parte deles) para o micro franqueado, que pode usar a marca como se fosse sua. Ele pode vender produtos ou prestar os mesmos serviços que a marca, conforme o que foi acordado em contrato.
Trata-se de um modelo de negócio que não exige funcionários, e, quando ocorre, a equipe pode aumentar exponencialmente, conforme o crescimento do empreendimento.
Geralmente, o franqueador oferece:
- Planejamento para que o franqueado possa executar suas atividades.
- Treinamento para o micro franqueado e sua equipe (se for o caso).
- Maquinário próprio, visto que determinadas franquias oferecem também todos os recursos materiais e pode ou não comercializar os insumos necessários.
- Estratégias de marketing, peças publicitárias, entre outras abordagens que auxiliam na tomada de decisões do micro franqueado e ajudam a melhorar seus resultados.
- Apoio a implantação e operação, de modo que o empreendedor tenha todo o respaldo para entender a mecânica do negócio, bem como sua operação. Esse processo visa identificar possíveis falhas e dar escala à nova unidade.
Em geral ela disponibiliza tudo o que for necessário para que o franqueado possa trabalhar sozinho ou com colaboradores. O mais importante aqui é que uma marca maior desenvolve toda a estratégia para você atuar. Já fez pesquisa, entende o comportamento do consumidor e criou uma audiência que beneficia o trabalho de seus franqueados. Dessa forma eles possuem todo o respaldo para tocar seus novos negócios.
É papel do micro franqueado:
- Fazer o investimento inicial. Trata-se de um valor pré-fixado pela franqueadora e único, que corresponde à concessão do uso da marca e demais recursos que vem com a contratação. De acordo com a ABF, esse valor não pode ultrapassar R$ 90 mil. A instituição adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante no país para chegar a esse montante.
- Receber, ler e entender a COF (Circular de Oferta da Franquia). Esse documento contém todas as obrigações legais e obrigações das duas partes.
- Decidir o perfil e contratar os colaboradores que julgar necessários, de acordo com as normas estabelecidas pela franqueadora, mas este não deve necessariamente participar do processo de admissão.
- Cumprir os termos definidos na COF. Essa condição pode parecer simples, no entanto, alguns franqueados podem querer maior independência quando ganham mais experiência com o negócio. Determinadas micro franquias não aceitam que o franqueado comercialize outros produtos que não os definidos na COF, o que não é correto.
Quem pode ter uma micro franquia?
Qualquer empresa, inclusive na modalidade MEI, pode franquear seu negócio, contanto que ele esteja dentro da legislação vigente. Da mesma forma, qualquer pessoa física ou jurídica também pode ser franqueado.
Como o micro franqueado ganha dinheiro?
A remuneração ou lucro varia conforme as especificidades do negócio. Por exemplo, uma franquia de e-commerce, o micro franqueado tem como remuneração o lucro das vendas feitas em uma loja virtual. Em outros modelos, como um sistema de entregas, a remuneração pode vir da comissão das entregas.
Não há um padrão de remuneração, por isso é importante escolher uma proposta que atenda suas preferências, daí a necessidade de conhecer a fundo a remuneração da franquia que deseja investir.
Dependendo da situação, a micro franquia pode apresentar um faturamento semelhante ao de uma franquia, geralmente maior. Há micro franquias que conseguem ser muito relevantes no mercado, crescem exponencialmente e precisam contratar mais funcionários.
Também é possível atingir uma boa margem de lucro, com ganhos bem superiores à média salarial de um colaborador de uma empresa, por exemplo.
Como escolher a micro franquia certa?
O primeiro passo é pesquisar as micro franquias disponíveis no mercado e avaliar se elas estão alinhadas com seus interesses e possibilidades. Não adianta ser uma proposta que pareça lucrativa, se você não tem facilidade de trabalhar com ela ou não tem nenhuma familiaridade.
Você pode usar a internet para sua pesquisa. Avalie as condições da marca, conheça algum franqueado e se pergunte se tem condições de desempenhar aquela atividade. A partir daí é possível fazer uma escolha assertiva.
Quais as vantagens de ser um micro franqueado?
Entre as vantagens podemos destacar:
O empreendedor tem a oportunidade de investir em um negócio já testado e com provas de que pode ser lucrativo. Também conta com uma rede de suporte, material e treinamento para executar sua micro franquia da melhor forma possível.
A empresa auxilia na divulgação da marca, faz análises dos resultados e visitas periódicas para auxiliar no desempenho do franqueado. Negocia com fornecedores e cria oportunidades, entre outras estratégias para potencializar a lucratividade.
A microfranquia sempre vai deixar o franqueado bem informado, a par das novidades do
mercado, tendências, entre outras abordagens para viabilizar suas atividades. O pensamento é que: se o franqueado crescer, ela também cresce, por isso sempre busca o desenvolvimento do negócio.
Em geral, uma microfranquia cria oportunidades para que os empreendedores possam realizar seus projetos. O intuito é multiplicar os resultados positivos, de modo a impactar a qualidade de vida dessas pessoas.
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