O corretor de seguros faz a intermediação entre a seguradora e o cliente, independente se pessoa física ou jurídica. Trata-se de um profissional versátil que precisa ter poder de persuasão e convencimento, capacidade de analisar e avaliar riscos, bem como indicar as melhores opções para o cliente.
Não se trata apenas de um vendedor, pois ele precisa ter formação específica, conhecer o mercado e os principais produtos relacionados. No post de hoje, vou apresentar um pouco mais do trabalho do corretor de seguros, o que é preciso para exercer a profissão e demais conhecimentos técnicos necessários. Boa leitura!
O que faz o corretor de seguros?
Esse profissional age desde a aquisição de apólices, formulação do contrato e se caso o cliente precise acionar o seguro, o corretor pode mediar o contato e facilitar as atividades necessárias para o atendimento.
Além disso, ele analisa os riscos, verifica possíveis oportunidades e prejuízos, indica as apólices adequadas para o perfil da pessoa, enfim, conduz todas as ações para auxiliar na escolha da segura e plano que mais se adéquam às necessidades/condições do futuro segurado.
O intuito é obter o melhor atendimento técnico e financeiro, além de orientá-lo sobre as cláusulas contratuais e condições para a renovação do contrato.
Esse profissional pode atuar com os seguintes produtos:
- Seguro de vida;
- Seguro de imóveis (residencial e comercial);
- Seguro auto (carro, moto, caminhão)
- Seguro fiança;
- Seguro viagem;
- Seguro contra acidentes acidentes pessoais;
- Planos de saúde.
Você precisa conhecer os seguintes agentes para entender um pouco mais do que faz um corretor de seguros. São eles:
Seguradora – refere-se às empresas que desenvolvem e gerenciam os produtos, no caso os seguros, que são comercializados pelos seus representantes (as corretoras de seguro). É a seguradora que irá reembolsar o segurado pelo sinistro ocorrido.
Corretora de seguros – refere-se à empresa que comercializa o seguro da seguradora. Ela também presta todo o auxílio durante a vigência da apólice.
Corretor de seguros – profissional que representa a corretora de seguros. Pode ser uma pessoa física, jurídica ou profissional autônomo.
Qual a formação para corretor de seguros?
Para ser um corretor de seguros é necessário obter a certificação fornecida pela Funenseg, a Escola Nacional de Seguros e única instituição brasileira certificada para habilitar esses profissionais. Além disso, é necessário ser maior de 18 e ter concluído o ensino médio.
O certificado só é obtido após o candidato conseguir nota satisfatória no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros. As provas são realizadas três vezes ao ano em quatro dias consecutivos, conforme o calendário da instituição.
O exame varia conforme o segmento em que o candidato deseja atuar. Se preferir, o candidato pode fazer um curso preparatório, que varia conforme a instituição (entre 4 a 9 meses). Pode ser presencial ou à distância.
Entre as áreas de conteúdo abordado estão:
- Teoria Geral do Seguro
- Finanças, capitalização e mercado financeiro
- Direito e Legislação do Seguro
- Estratégias de vendas de seguros
- Seguros pessoais
- Gerenciamento de seguros
- Previdência Complementar
- Saúde Suplementar
- Operações de Seguros
- Tipos de seguro (automóvel, responsabilidade civil, aeronáuticos, equipamentos e riscos rurais, entre outros)
- Lucros Cessantes
- Gestão Empresarial e Financeira.
Ao fim do curso, o aluno pode fazer a prova e se passar recebe a habilitação fornecida pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável por controlar e fiscalizar o mercado de seguros no país. Com essa habilitação o profissional recém formado pode exercer a profissão de corretor de seguros.
Vale ressaltar que como existem nichos de atuação, o profissional só pode trabalhar com o ramo escolhido caso tenha a certificação específica. São três segmentos principais: Capitalização, Vida e Previdência e Demais Ramos. Nada impede do corretor trabalhar com as três, mas precisa das três certificações.
Após o aluno passar na prova e receber a certificação da escola de corretores, é preciso apresentá-la à Susep. Em seguida, a instituição vai encaminhar o registro, que chega na casa do aluno que já pode atuar como um corretor de seguros habilitado.
Como é o mercado de trabalho?
O profissional pode atuar de forma autônoma ou em conjunto com uma empresa (seguradora ou corretora de seguros). O mercado costuma absorver bem os novos corretores formados, visto que existem pessoas que atuam sem a certificação.
A remuneração média varia conforme a modalidade do profissional, quais as apólices de seguro e os tipos que comercializa.
Quais as habilidades técnicas ideais para o corretor de seguros?
- Conhecer a fundo os produtos que que comercializa;
- Ter bom relacionamento com seu cliente;
- Ser um profissional ético e paciente;
- Ter habilidades de comunicação;
- Ter capacidade de persuasão;
- Ter habilidade comercial.
A melhor opção para ter muito sucesso no mercado de seguros
Seja um especialista em vidas da Prudential do Brasil.
A franquia da Prudential te permite atuar no mercado de seguros de vida, sob a bandeira de uma das maiores seguradoras do mundo. Com investimento inicial baixo, sem funcionários e com oportunidades de ganho ilimitadas. Trabalhar junto com a Prudential tem tudo para ser sua opção mais lucrativa.
Além disso, se você for qualificado e tiver recursos para adquirir a franquia, a franqueadora providencia todo o treinamento necessário para o seu aprendizado. A jornada será muito mais simples do que a descrita aqui nesse artigo.
Ficou interessado? Preencha agora mesmo esse formulário e logo eu entrarei em contato com você!