O que é seguro de vida em grupo? Guia completo

Você sabe o que é o seguro de vida em grupo, também chamado de seguro de vida coletivo? Cada vez mais as empresas estão oferecendo melhores condições de trabalho, com mais segurança e proteção para seus colaboradores. Contudo, para isso, é importante conhecer as soluções financeiras mais indicadas e, assim, escolher o melhor seguro de vida para suas necessidades.

Neste artigo, você encontra um guia completo sobre o que é seguro de vida em grupo. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o seguro de vida coletivo – e veja ainda como encontrar a parceria certa para manter sua empresa, seu patrimônio e seu capital humano sempre protegidos.

Leia também: Entenda o que é gerenciamento de riscos

O que é seguro de vida em grupo? 

O seguro de vida em grupo é um tipo de seguro contratado pela pessoa jurídica – ou seja, por empresas e organizações que desejam oferecer proteção aos colaboradores, sócios, integrantes e seus familiares ou entes queridos. 

Dessa maneira, caso um colaborador sofra algum tipo de acidente, seja diagnosticado com doenças graves, sofra algum tipo de invalidez e/ou venha a óbito, o segurado e seus beneficiários não ficam desamparados. 

Além da proteção ao colaborador e de preservar seu próprio patrimônio financeiro, a empresa conta ainda com a tranquilidade de proteger o que faz o seu negócio se mover: seu capital humano. Vale destacar que oferecer o seguro de vida em grupo como benefício é uma ótima maneira de se posicionar estrategicamente no mercado – afinal, quando os colaboradores se sentem protegidos e valorizados, eles executam melhor suas funções e valorizam a parceria com o empregador. 

Tipos de seguro de vida em grupo

Agora que você sabe o que é o seguro de vida em grupo, é importante saber quais os tipos existentes. Para começar, vou falar dos tipos de seguro em relação ao tipo de contribuição, que pode ser feita de duas formas: 

  1. Plano contributário parcial ou total: aqui, o colaborador paga parte ou todo o valor da parcela de seguro. Normalmente a seguradora oferece descontos, o que acaba saindo mais em conta para os envolvidos.

  1. Plano não contributário: aqui, somente a empresa faz a contribuição; ou seja, somente a empresa faz o pagamento do valor da parcela de seguro. 

Além dos tipos de seguro em grupo com relação à contribuição, existem também diferenças na forma de adesão da solução financeira. Novamente, a adesão normalmente é dividida em dois tipos:

  1. Adesão compulsória: todos os colaboradores são automaticamente incluídos no seguro e, dependendo do plano de pagamento e da seguradora, pode ser dispensado o termo de adesão individual; a empresa passa uma relação dos colaboradores e todos ficam automaticamente segurados. 

  1. Adesão facultativa: a adesão facultativa geralmente é a mais escolhida e costuma ter relação também com o plano de pagamento, pois o funcionário precisa autorizar um desconto nos casos de planos contributários. 

Por fim, além dessas diferenças, vale lembrar que cada seguradora conta com suas opções de seguro de vida em grupo. Elas podem oferecer diferentes tipos de coberturas, opções de assistências adicionais e cláusulas contratuais. 

Diferença entre seguro de vida em grupo e individual

Uma dúvida bem comum é qual a diferença entre seguro de vida em grupo e seguro de vida individual. Bem, a primeira diferença fica por conta do contratante – sendo a própria empresa no seguro empresarial, que busca a solução para oferecer a seus colaboradores.

Já no seguro de vida individual, o contratante é a pessoa física, que fica como única responsável por escolher o seguro, enviar a documentação e efetuar os pagamentos da forma escolhida. Outra diferença é que no seguro de vida em grupo há mais partes envolvidas no ato da contratação, conforme você vai descobrir a seguir.

Quem são as partes envolvidas no seguro de vida em grupo?

Enquanto no seguro de vida individual só existe o segurado como contratante, o beneficiário como recebedor e a seguradora como contratada, no seguro de vida em grupo existe também uma quarta parte envolvida: o estipulante.

O estipulante nada mais é do que a empresa que contrata a seguradora para um grupo de pessoas (os colaboradores), que estão interligadas por um vínculo em comum. Neste caso, o vínculo empregatício. 

Principais coberturas do seguro de vida em grupo

Outra questão que merece atenção são as coberturas do seguro de vida em grupo. Normalmente, as empresas preferem optar por modalidades que incluam os acidentes de trabalho como forma de proteção adicional para seus colaboradores. A cobertura por doenças graves também é bastante procurada, pois oferece tranquilidade ao colaborador para se concentrar na recuperação da saúde. 

Algumas podem optar pela proteção para viagens – sobretudo para cargos específicos em que o colaborador precisa viajar a trabalho com frequência. Proteção para acidentes de trânsito também podem ser interessantes para quem trabalha com vendas ou atendimento externo. 

É importante escolher uma seguradora que ofereça coberturas mais abrangentes, bem como atenda vários portes de empresa, observando suas particularidades. Isso garante que mais pessoas estejam protegidas e que as empresas possam oferecer segurança ao seu pessoal, independente da quantidade de funcionários. 

Como acionar o seguro de vida em grupo?

Para acionar o seguro de vida em grupo, o segurado ou os beneficiários devem acionar a estipulante, que é a empresa responsável pela contratação. É a estipulante que faz o contato com a seguradora e preenche o formulário de informação do sinistro para que o seguro seja pago aos demais envolvidos.

Leia também: Seguro em vida – o que é e como usá-lo?

Como encontrar o melhor seguro de vida em grupo?

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre o que é o seguro de vida em grupo, pode estar se perguntando como encontrar o melhor seguro para sua empresa. Como Life Planner da Prudential do Brasil (uma das maiores seguradoras do país) há mais de 5 anos e tendo atuado na área financeira por mais de 15, minha missão é ajudar pessoas a proteger aquilo que é mais importante em suas vidas: família, patrimônio, empresa e saúde. 

Em meu site, você vai encontrar vários artigos sobre soluções financeiras, investimentos e seguros de vida. Eu posso ser o seu braço direito para manter sua empresa e seus colaboradores protegidos – como empresário, você enfrenta desafios todos os dias, e eu sei disso porque também faço parte desse grupo. 

Entre em contato comigo agora mesmo para fazer uma parceria com quem entende seus desafios e suas necessidades. Juntos vamos encontrar o seguro de vida em grupo, tudo na medida certa para proteger a sua empresa e os seus colaboradores. Espero por você! 

Seu Futuro, Sua Proteção: Seguro de Vida Prudential - Feito Sob Medida Para Você
Proteção personalizada para cada capítulo da sua vida.

Confira também: