Se você deseja realizar sonhos, proteger sua família e ter segurança financeira, o perfil de investidor é uma ferramenta necessária na sua jornada. Investir seus recursos com estratégias seguras é o caminho para construir um patrimônio e ter tranquilidade – mas o primeiro passo é conhecer os pontos chaves do seu estilo de ser.
Hoje, você vai entender exatamente o que é o perfil de investidor, como ele é definido e como ele vai ajudar você a investir de maneira inteligente. Acompanhe a leitura até o final!
Você também pode gostar: Proteger a sua vida é caro? Qual é o valor de um seguro de vida?
O que é perfil de investidor?
O perfil de investidor é o resultado da análise de um conjunto de características que definem os quatro pontos chave dos investimentos. Ele é o primeiro passo para diversificar a sua solução financeira – enquanto a diversificação é a chave para montar uma carteira segura e com potencial de lucros.
Os quatro pontos chaves dos investimentos são:
- tolerância ao risco;
- situação financeira atual;
- conhecimento de mercado;
- e objetivos a curto, médio e longo prazo.
Por meio do perfil de investidor, é possível escolher os tipos de investimentos adequados e também definir o percentual de recursos que cada investimento vai receber de aportes.
Tipos de perfil de investidor
O perfil de investidor é classificado em três tipos: conservador, moderado e agressivo.
Apesar dessa classificação, uma carteira pode conter vários tipos de investimentos, o que é bom – pois o objetivo é equilibrar o risco e buscar resultados positivos, independentemente dos riscos.
No entanto, no perfil conservador, por exemplo, o percentual de aporte que os investimentos de maior risco irão receber será menor do que uma carteira do perfil agressivo. Da mesma maneira, uma carteira do perfil agressivo pode conter investimentos de baixo risco, mas com um percentual menor.
Como o perfil de investidor é definido?
Quando uma pessoa entra em contato com uma instituição financeira para investir, ela recebe um questionário chamado API (Análise de Perfil de Investidor). Ele contém perguntas específicas elaboradas para identificar os quatro pontos chave do perfil de investidor.
No final, a instituição e o investidor recebem o resultado, que servirá para orientar e nortear as escolhas de investimentos para a carteira, o percentual de cada produto de investimento e a distribuição dos aportes.
É importante não iniciar nenhum tipo de investimento sem fazer o perfil de investidor; afinal de contas, escolhas erradas podem ocasionar prejuízos irreversíveis ao longo do tempo.
Seguro de vida é investimento?
Entre tantas opções de produtos de investimento no mercado financeiro, uma dúvida é bastante comum: o seguro de vida é um investimento viável?
Do ponto de vista técnico, o seguro de vida não é considerado um produto de investimento, pois ele não tem a finalidade de trazer lucro monetário. Dessa maneira ,ele não é considerado um investimento. No entanto, na prática, a história é diferente, pois sabemos que o seguro de vida protege primeiramente o nosso bem principal: a vida com saúde.
Uma pessoa saudável pode exercer suas atividades, seja trabalhando ou empreendendo, para conseguir dinheiro e separar um montante para investimentos.
Podemos dizer então que o seguro de vida é o ponto de partida para quem busca uma vida tranquila – protegendo por consequência o seu patrimônio, a sua família e a sua atividade de trabalho.
Para os melhores resultados, porém, é importante que o seu seguro de vida seja único. Na Prudential, por exemplo, nenhuma de nossas apólices são engessadas; por meio de um atendimento personalizado, levamos em consideração todas as suas individualidades!
Veja também: 5 motivos para fazer seguro de vida mesmo com muito patrimônio
Como o seguro de vida protege você
Na Prudential, o seguro de vida vai além do suporte em caso de falecimento. Temos diversas modalidades, inclusive com proteção em vida, para casos de acidente, invalidez ou incapacidade temporária.
Dessa maneira, mesmo que algo aconteça com quem mais colabora com o orçamento familiar, o seguro de vida proporciona um valor em dinheiro com rapidez, que pode manter o padrão de vida atual, auxiliar em uma recuperação da saúde ou integridade física e servir de suporte financeiro nesse período.
Além disso, veja só: em caso de falecimento, as instituições financeiras seguem um padrão burocrático para o resgate do valor, que pode levar um tempo. Se você optar por um seguro de vida, sua família terá todo o suporte financeiro para arcar com as despesas iniciais e tomar as demais providências sobre os investimentos com mais calma!
Vale lembrar que para fazer o seguro de vida não precisa ter perfil de investidor. Você só precisa escolher uma seguradora confiável e, preferencialmente, buscar uma consultoria especializada para escolher uma apólice adequada para seus objetivos, tal qual você pode ter comigo.
Prazer, meu nome é Bruna Lobo! Como life planner da Prudential do Brasil, eu já ajudei centenas de pessoas a encontrar a melhor maneira de proteger suas vidas, seu patrimônio e sua família. Com a minha consultoria, você encontra uma apólice única, feita sob medida para seus objetivos e necessidades.
Entre em contato comigo pelo ícone que aparece aqui na sua tela e vamos dar o primeiro passo para proteger seu bem mais precioso!