Quanto rende a poupança, o investimento mais popular do Brasil?

Se você clicou neste artigo, o seu desejo é saber quanto rende a poupança. Mas eu tenho uma proposta melhor: o que acha de saber como ela funciona, bem como outras opções igualmente vantajosas?

A grande maioria dos brasileiros gasta mais do que ganha; são poucos os que têm o hábito de poupar, ainda mais quando levamos em conta que a educação financeira não é um tema presente em boa parte da nossa vida. Isso faz com que as pessoas que entendem a necessidade de guardar dinheiro escolham a poupança – uma modalidade que, apesar não ser a solução financeira mais rentável lá fora, ainda é o investimento mais popular entre os brasileiros. 

Mas, afinal, quanto rende a poupança hoje? Neste guia, você vai conhecer mais detalhes sobre esse tipo de investimento e descobrir por que ele não é o mais lucrativo, embora seja o mais escolhido, além de algumas dicas em primeira mão de alguém que está no mercado de finanças há mais de quinze anos.

Vamos lá?

E não perca: Saiba quanto rende R$100 mil no Nubank e como fazer o cálculo

O que é a poupança e como ela funciona

A poupança é um investimento de renda fixa bem tradicional: sem cobrança de taxa e com baixíssimo risco. Em contrapartida, a caderneta de poupança, como também é conhecida, oferece um retorno pouco atrativo. 

Mas então – por que a poupança é o investimento mais popular do nosso país? 

Entre os motivos, podemos falar da liquidez (você pode retirar o dinheiro imediatamente, sempre que precisar) e da simplicidade do funcionamento operacional, já que você não precisa ter muito conhecimento em investimentos para colocar e retirar o seu dinheiro. 

Quanto rende a poupança?

No entanto, esses motivos são uma via de mão dupla, pois essa facilidade pode sabotar o seu objetivo de guardar o dinheiro a longo prazo.

Veja como é calculado o rendimento da poupança

Para entender o cálculo do rendimento da poupança, é preciso saber que ela sempre vai estar relacionada à Taxa Selic. 

Se ela for superior a 8,5%, o rendimento será de 0,5% ao mês sobre o valor que você investir, mais a TR (Taxa Referencial). 

Já se a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5%, a poupança rende 70% da taxa, mais o valor da Taxa Referencial. 

Qual é a taxa de juro da poupança?

Como você viu, a poupança é influenciada pela Taxa Selic, que por sua vez é calculada mensalmente pelo setor de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Na data deste artigo, a taxa foi fixada em 10,5%. 

Além da Selic, a Taxa Referencial também interfere na taxa de juro da poupança; na data deste artigo, a TR é de 0,048%

Quanto rende a poupança atualmente

De acordo com a definição das taxas hoje, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês + 0,048%. 

Vale lembrar que a TR é calculada diariamente e sofre interferência da CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Por esse motivo, o rendimento da poupança sofre uma variação e o cálculo apresentado é variado. 

Veja também quanto rende R$100 na poupança hoje!

Rendimento da poupança nos últimos 5 anos

Não é de hoje que a poupança é o investimento mais popular do Brasil – mesmo com muitos especialistas afirmando que esse não é, nem de longe, o investimento mais inteligente. 

A seguir, confira a tabela mostrando o rendimento da poupança nos últimos 5 anos: 

AnoRendimento (%)Inflação (%)Ganho Real (%)
20194,264,31-0,05%
20202,114,52-2,41%
20212,1110,06-7,18%
20227,125,792,11%
20238,34,523,71%

O grande problema é que nem sempre o rendimento da poupança acompanha a inflação. E mesmo quando acompanha, o ganho real sobre o seu investimento seria maior considerando outras opções. 

Além da poupança: outras opções para te manter seguro

Existe uma infinidade de investimentos atualmente no Brasil – e a indicação depende da sua avaliação de perfil de investidor.

Esse tipo de avaliação considera o risco que você está disposto a correr em meio a vários outros fatores e, por isso, somente diante dele é que os especialistas podem indicar produtos de investimento.

Quem investe em poupança normalmente são investidores que apresentam baixa tolerância ao risco e que preferem opções seguras – como o Tesouro Direto, por exemplo. 

E a pergunta que não quer calar…

Existe uma alta campanha pela conscientização dos investimentos no Brasil, mas é preciso começar pelo básico. 

Por isso, apesar de nossa conversa ter começado com a pergunta “quanto rende a poupança”, existe uma pergunta mais importante que você deve se fazer antes de começar a procurar opções de investimento: seu principal patrimônio já está protegido? 

Veja só: a sua vida e a sua saúde são os seus maiores patrimônios. Sem isso, você não consegue trabalhar, ganhar dinheiro para investir ou sequer prover o sustento de sua família. 

Por esse motivo, o seguro de vida é um tipo de proteção básica que você precisa ter para traçar seus objetivos financeiros com mais facilidade. 

Como life planner da Prudential do Brasil há mais de seis anos, eu ajudo pessoas como você a planejarem um futuro mais tranquilo para si mesmos e para suas famílias. E essa é a grande conclusão à qual você precisa chegar hoje! 

Você precisa proteger primeiro o que é primordial, independentemente de quanto rende a poupança que você fizer e outros tantos tipos de investimentos disponíveis no Brasil.

E eu quero te mostrar, na prática, como dar o primeiro passo para garantir que o seu caminho e o de sua família estejam protegidos. Entre em contato comigo pelo botão do WhatsApp que aparece aqui na sua tela e peça uma consultoria gratuita ainda hoje!

Espero por você.

Seu Futuro, Sua Proteção: Seguro de Vida Prudential - Feito Sob Medida Para Você
Proteção personalizada para cada capítulo da sua vida.

Confira também: