Você trabalha duro para gerar renda e garantir o futuro de sua família? Quem cuidaria de quem depende de você se algum imprevisto acontecesse? Essas são perguntas que muitas pessoas evitam fazer – mas o seguro de vida para empresários, contratado pela própria empresa como benefício extra, pode ser a resposta para se proteger com tranquilidade.
Neste post, vou te mostrar as vantagens dessa modalidade de seguro e como ele pode fazer a diferença no seu negócio. Leia este artigo até o final para saber os principais tipos de seguro empresarial – descobrindo também como funcionam os pagamentos, quando essa proteção é obrigatória, como funciona no caso de estagiários e como essa solução pode proporcionar benefícios fiscais para sua empresa.
Não perca: O que saber do seguro de vida na sucessão patrimonial
Vantagens em compactuar um seguro de vida para empresários
O seguro de vida é uma solução financeira que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos por conta de sua versatilidade. Hoje em dia, ele não é exclusivo apenas para a morte – ele também serve como proteção da renda familiar em caso de doenças graves e demais condições incapacitantes, o que também se estende para o ambiente de trabalho.
Nesse sentido, o seguro de vida para empresários pode proporcionar tranquilidade financeira tanto para o dono da empresa como para seus colaboradores e familiares. O empresário pode ficar mais conformado em relação à sua própria segurança e à de sua família, um benefício que também pode abranger todos os funcionários adjacentes de sua empresa.
E não é só isso. Em caso de um imprevisto – como o acidente de um colaborador – a seguradora cobre as custas do tratamento, o que evita um problema sério de caixa.
Outro ponto positivo é que, em certas situações, o seguro de vida para empresários pode proporcionar benefícios fiscais para a corporação como um todo, levando ao pagamento de menos impostos. A empresa que declara pelo lucro real e contrata o seguro para todos os funcionários, por exemplo, pode deduzir os pagamentos efetuados como despesas operacionais e, dessa forma, pagar menos imposto de renda por reduzir o lucro.
Além disso, sabemos que oferecer um benefício que entrega segurança para colaboradores é um diferencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Se você quer atrair bons profissionais e se destacar da concorrência, proteger seu capital humano é o melhor caminho – e seus funcionários irão agradecer por isso.
Você pode gostar de ler: Pirâmide Wise de planejamento financeiro: 4 passos do equilíbrio
Como o seguro de vida empresarial funciona
Antes de mais nada, é preciso desmistificar a ideia de que o seguro empresarial é apenas para grandes corporações. Essa solução é útil para todos os tipos de empresários – inclusive os prestadores de serviço.
Já em relação aos custos, eles podem funcionar de três maneiras diferentes:
- Não contributário: apenas a empresa paga o prêmio mensal;
- Contributário parcial: empresa e colaborador racham o pagamento do prêmio;
- Contributário: apenas o colaborador paga o prêmio e a adesão é opcional.
Para fazer a adesão, a empresa deve entrar em contato com a seguradora, analisar as opções disponíveis, enviar a documentação e aguardar as orientações da empresa. Os termos de adesão devem conter os dados pessoais e assinatura dos funcionários.
Quem tem direito à indenização do seguro de vida empresarial?
O seguro de vida empresarial é feito em nome do colaborador ou do empresário e somente ele pode indicar um beneficiário para a apólice. Em alguns termos de adesão, indicar um beneficiário não é obrigatório e, nesse caso, se houver óbito do segurado, quem recebe são os herdeiros legais previstos no artigo 792 do Código Civil Brasileiro.
“Art. 792. Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será pago por metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária.”
Seguro de vida empresarial é obrigatório?
O seguro de vida é um benefício que protege a vida dos colaboradores e seus familiares, bem como os empresários e donos de negócio. Mesmo com tamanha importância, no entanto, essa solução ainda não é obrigatória no Brasil.
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, a oferta do seguro de vida coletivo é opcional. Porém é bom ficar de olho: em alguns segmentos, já existe a obrigatoriedade no seguro de vida.
Veja quais tipos de empresas são obrigadas a oferecer seguro de vida:
- Postos de combustíveis;
- Construção civil;
- Motoboy;
- Bar e restaurante;
- Motel, hotel e hospedagem;
- Entregador de jornais ou revistas;
- Indústria (diversos ramos).
Nas demais categorias, até o momento deste artigo, a adesão é opcional. Nesse caso, a empresa pode definir as coberturas, valores, carência e outras condições da apólice.
Seguro de vida para estagiários
No caso dos estagiários, a proteção é exigida na lei vigente.
A Lei de Estágio (lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008) estipula que “contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso”.
Porém, existe um caso diferente: se o estagiário fizer parte do estágio obrigatório de uma escola ou faculdade, a escola ou faculdade é que tem o dever de contratar o seguro de acidentes pessoais no lugar da empresa.
Coberturas de seguro de vida para empresários
Agora que você entende um pouco mais sobre os termos legais do seguro de vida empresarial, vou te falar sobre as principais coberturas que são contratadas. Além da morte por causas naturais ou acidentais, o seguro de vida empresarial pode abranger casos de incapacidade total ou parcial, doenças graves, serviço funerário, entre outros.
O valor da indenização é definido pelo acordo – e pode mudar conforme o vencimento, o cargo ou o patrimônio segurado de cada funcionário. Já o valor do prêmio fica definido conforme o porte da empresa, a quantidade de funcionários, as coberturas e o percentual da indenização desejada.
Na Prudential do Brasil, as soluções que protegem você não são engessadas – pois entendemos que democratizar o seguro é a melhor maneira de alcançar quem precisa. Por isso, temos opções de seguro que se encaixam exatamente no que você precisa! Veja algumas das opções da Prudential:
- Capital Global: perfeita para micro e pequenas empresas;
- Vida em Grupo Express e Corporate: oferece proteção personalizada de acordo com os riscos;
- Acidentes Pessoais Coletivo (APC): proteção para várias ocasiões, temos as variações Eventos, Modular e Passageiros;
- Seguro Viagem Nacional e Internacional: indicado para proteger os colaboradores que viajam a trabalho.
O seguro de vida para empresários destaca negócios de todos os portes e ramos, portanto adaptamos nossas opções aos seus requisitos. Tanto para oferecer proteção aos seus colaboradores quanto para seguir uma norma jurídica, nós possuímos a solução perfeita para sua empresa.
E, para descobrir a melhor opção para o seu caso, basta entrar em contato comigo no ícone de WhatsApp à direita da sua tela. Como Life Planner da Prudential do Brasil há mais de cinco anos, estou esperando por você!