A verdade é apenas uma: quem procura por tranquilidade na vida precisa fazer um planejamento financeiro robusto e abrangente que cubra todas as possibilidades. E saber como o seguro de vida funciona é um ponto-chave para começar essa trajetória!
Mesmo que você seja uma pessoa que não gosta de pensar em morte e acidentes – eu sei, quase ninguém gosta – é importante proteger o que você tem de mais importante: a sua vida. Sempre existem pessoas que dependem de você e do seu cuidado e, portanto, não pensar em seguro de vida é uma negligência com seus entes queridos.
No artigo a seguir, você vai entender como funciona o seguro de vida e ainda vai sair daqui sabendo qual é a melhor forma de adquirir o seu. Continue a leitura para conferir tudo!
O que é o seguro de vida
O seguro de vida funciona como uma solução financeira criada para proteger a vida de uma pessoa.
Antigamente, as pessoas pensavam que o seguro de vida só era usado na morte, mas hoje já sabemos que existem soluções especiais com proteção em vida, proteção para sua carreira e renda, cobertura para doenças graves e muito mais.
Outro mito comum das antigas é que o seguro de vida é apenas para pessoas muito ricas ou com um grande patrimônio. A verdade é que o seguro de vida é uma solução financeira para todos, independentemente de idade, profissão, patrimônio ou capital.
Esse é um produto inteligente criado para pessoas que pensam não só no seu futuro, mas também no futuro das pessoas que ama.
Mas, afinal, como funciona o seguro de vida?
O seguro de vida funciona como uma garantia de cuidado em caso de morte ou certos imprevistos debilitantes ou impeditivos. Por meio da contratação de uma apólice, você garante que um determinado valor (indenização) seja pago a você ou a seus familiares em caso de sinistro – ou seja, se aquilo que você compactuou realmente chegar a acontecer.
Em curtas palavras, esse valor é destinado para garantir que você ou seus beneficiários reduzem significativamente o impacto financeiro na família caso algo de ruim aconteça. Para garantir esse benefício, você faz o pagamento de parcelas mensais (prêmio), diretamente para a seguradora que escolher.
Leia também: Saiba o que é sinistrado no seguro de vida
Quem é o segurado e quem é o beneficiário?
O segurado de um seguro de vida é o contratante da apólice e, na maioria das vezes, a pessoa que paga os prêmios mensais. A exceção é para os casos de seguro coletivo – onde quem faz o pagamento do prêmio é a empresa contratante.
Já os beneficiários são as pessoas que o segurado escolhe na apólice para receberem a indenização caso algum sinistro fatal aconteça.
Se o segurado não indicar um ou mais beneficiários na apólice, a indenização será destinada aos herdeiros legais, conforme a legislação vigente.
O que é sinistro no seguro de vida?
“E o sinistro no seguro de vida, o que é?” Bem, como mencionei antes, o sinistro é o acontecimento que pode justificar acionar o seguro.
Pode ser o óbito do segurado, mas também pode ser algum acidente, doença ou outro fato relacionado que impacte a sua vida ou dos familiares, desde que esteja previsto legalmente na apólice.
Leia também: Saiba o que é sinistrado no seguro de vida.
Como é definido o risco no seguro de vida?
Outra dúvida comum sobre o funcionamento do seguro de vida é quanto ao cálculo de risco, particularmente como ele é definido e gerenciado. Aqui, são considerados a idade, estilo de vida, profissão, condições de saúde e dados estatísticos em geral.
O objetivo é ser capaz de “prever” todas as situações de risco que a pessoa pode se expor e, a partir disso, oferecer proteção na medida certa.
Além disso, é preciso considerar individualmente cada pessoa – e todos sabemos que não existem pessoas totalmente iguais em lugar algum! Por isso, essa análise é levada muito a sério em seguradoras de renome como a Prudential do Brasil, onde todas as apólices de seguro de vida são personalizadas e diferentes entre si.
Veja também: Qual é o endereço da Prudential do Brasil?
Como é calculado o capital no seguro de vida?
Outro ponto importantíssimo no modo de funcionamento do seguro de vida é como o capital segurado é definido.
O capital segurado nada mais é do que o valor definido para indenização; para calcular isso, é preciso considerar o estilo de vida, família, dívidas, investimentos e, claro, a renda anual do segurado.
Normalmente, o valor total do capital segurado é estabelecido de acordo com a sua renda anual, mas isso não é uma regra. Ele precisa, acima de tudo, ser robusto o suficiente para resolver o problema e reestabelecer a dinâmica financeira da pessoa ou da sua família.
Em casos de doenças, por exemplo, o padrão é que esse valor seja referente a pelo menos 2 anos, enquanto casos de invalidez e morte costumam beirar entre 5 a 7 anos. Entre os especialistas, qualquer cobertura de tempo inferior a isso é considerado mais uma reserva de emergência do que um seguro.
No fim do dia, é preciso analisar todas as particularidades do segurado para definir um valor que realmente proteja tanto a si mesmo quanto seus beneficiários.
Como contratar um bom seguro de vida
Agora você sabe como funciona o seguro de vida – mas não pare por aí. É igualmente importante saber como contratar a melhor opção de seguro de vida, uma vez que o mercado é extenso e as suas diversas opções podem acabar abafando a sua escolha.
Portanto, tenho uma notícia ótima para você: se está procurando uma empresa comprometida com a sua proteção, considere a Prudential do Brasil, que faz história há 25 anos no país e já conquistou a confiança dos brasileiros.
Além do excelente atendimento e da maneira individualizada que olha para cada pessoa e família, a empresa tem liquidez e solidez para honrar o compromisso que faz com você. O melhor de tudo é que você pode ser atendido agora mesmo, sem sair de sua casa.
Prazer – eu sou Bruna Lobo, life planner da Prudential há mais de 6 anos e sua consultora pessoal para contratar um seguro de vida único. Esse investimento deve funcionar do jeitinho que você precisa para ter uma vida (e mais além) tranquila e sossegada, e eu faço questão de atender a todas as suas necessidades e preferências.
Não espere mais. Entre em contato comigo pelo ícone do WhatsApp que aparece aqui na sua tela e peça agora mesmo o seu atendimento com rapidez e zero burocracia! Junto comigo, você escolherá a melhor opção para proteger o seu patrimônio familiar e não deixar nenhum laço solto na sua vida.